saúde

Casa de Saúde de Santa Maria lança grupo de apoio psicológico a mães

Da redação

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

A partir de janeiro, o Hospital Casa de Saúde terá um grupo de apoio psicológico voltado às mães, gestantes e familiares que tenham sofrido intercorrências na gestação, parto e puerpério, como perdas ou desfechos não favoráveis. O propósito é atender de forma integral os usuários do hospital, especialmente da maternidade.

O grupo será conduzido por um psicólogo, que é o preceptor dos residentes em psicologia no hospital, com a participação de psicólogos residentes e outros profissionais da Unidade Obstétrica Santa Isabel.

- Vejo a grande importância do grupo de apoio, pois é uma oportunidade para as pessoas verem que tem mais pessoas sofrendo, e uma ampara a outra, como ocorre em outros grupos semelhantes. O apoio mútuo é de extrema relevância em momentos de sofrimento - afirma Ubaldina Souza e Silva, diretora-secretária da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), que administra a Casa de Saúde.

Termômetro de mercúrio será proibido a partir do dia 1º

Os encontros mensais serão abertos a pacientes da maternidade e familiares que necessitam de suporte psicológico, especialmente nos casos em que o desfecho da gestação não é favorável, como perdas ou sequelas. Acompanhantes de pacientes de outras unidades do hospital que estejam vivenciando o luto também podem participar. Os dias e horários do grupo ainda serão definidos e divulgados pela instituição.

REUNIÕES MENSAIS

Além do grupo de apoio psicológico, também ocorrem, uma vez por mês, reuniões mensais do Grupo de Gestantes da Casa de Saúde voltadas a gestantes e seus acompanhantes, independentemente de planejarem ter seus bebês no hospital ou não.

O encontro é organizado pelas enfermeiras e demais profissionais de saúde da unidade obstétrica, no auditório do Hospital Casa de Saúde. Na ocasião, são apresentadas as diferenças entre parto natural e cesariana, como identificar o começo do trabalho de parto ou alguma outra situação na gravidez em que se deva ir para o hospital. Também são dadas dicas de amamentação, entre outras informações úteis para mães e acompanhantes.

Após o encontro, em que é possível fazer perguntas e tirar dúvidas relacionadas à chegada do bebê, a equipe leva as gestantes e os acompanhantes para uma visita na unidade obstétrica. Para participar, é preciso inscrever-se pelo telefone (55) 3028-9401.

*Com informações da assessoria de imprensa da Sefas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde em janeiro Anterior

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde em janeiro

Banco de Sangue do Hospital de Caridade funciona nesta segunda. Veja como doar sangue Próximo

Banco de Sangue do Hospital de Caridade funciona nesta segunda. Veja como doar sangue

Saúde